quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Materiais!!

 Os Materiais usados por Masashi Kishimoto em Naruto


Bom pessoal, muita gente quer saber os materiais do Kishimoto-Sama, principalmente o nome das canetas que ele usa nas capas e paginas coloridas… Eu não manjo nada de japonês, então chutei uma radução aqui traduzi visualmente um artigo do artbook dele(  clique aqui para baixar), fiz uma pesquisa com alguns dos maiores profissionais do campo de quadrinhos do Brasil (EU TENHO CONTATOS!!! MUHAHAHA!) e mastiguei tudinho para vocês aqui=D preste atenção:
Lapiseira:  não é extremamente necessário. Usado apenas as vezes, quando se é necessário um esboço leve antes do lápis forte.
LÁPIS 2B: Esse todo bom desenhista (de mangá ou não) usa. é usado para fazer o esboço principal, que definira a arte final.Recomenda-se Faber Castell.
Pena:  Aqui no Braisl só se acha em lojas onlines ou nas melhores especializadas. A usada por kishimoto é uma pena Mosquito com cabo grosso. A ponta deve ser mergulhada no nanquim, o excesso tirado, para se pode usar.  A maioria dos profissionais aqui usa canetas das marcas Rotring, Trident, Desegraph, Micron e Staedtler. Alguns usam Pincél. Para fazer os quadros vale usar penas com regulador de espessura e canetas hidrográficas, acompanhadas da boa e velha régua.
Nanquim: Tinta preta usada sobre o esboço do lapís para definir o traço. A melhor marca vendida pro aqui é a Indian Ink, da Tallens.
Borracha: Usada para apagar o lápis quando o nanquim secar. Kishimoto usa Mono.  No Brasil a melhor escolha é a Staedtler Mars Plastic, escontrada em lojas especializadas e lojas online pelo valos de R$ 4,50.
Caneta Marker: Kishimoto-san, assim como grande parte dos desenhistas de mangá, usa essas canetas para colorir capas e páginas coloridas. Elas são canetas que reproduzem o efeito de uma tinta, pois se dissolvem no papel. Tem uma gama enorme de tons de várias cores, o que permite um bom sombreamento. Uma curiosidade é que essas canetas podem ser sobrepostas uma cor por cima da outra, fazendo a de baixo sumir, ou então pode-se misturar duas cores e formar uma nova dependendo da ordem da colocação das cores e das cores usadas.  Kishimoto usa a marca POSCA para areas maiores, e outras para detalhar. Aqui no Brasil acha-se em lojas especializadas e em lojas onlines canetas muito semelhantes, que cumprem o mesmo efeito, são as Pro Markers da Letraset ( Letraset.com.br/promarker.html  com ponta dupla (uma grossa para areas grandes e uma fina para detalhes) que saem pela “barganha” de “apenas” R$17,00 a unidade! Mas que vale o preço, vale. Bom, se você pesquisar um pouco talvez ache Posca a venda aqui.
ERROREX OU GUACHE BRANCO- Se errar ou sobrarem linhas para fora, é simples. Basta usar Errorex ou Guache ranco. O melhor guache vendido nas terras brasileira é o da Tallens.
OS PAPÉIS: BOM, todo mangaká usa papel Kent, mas como é carissímo e mal vende no Brasil, o melhor aqui seria o Schoeler, se você está começando agora, recomendo um papel Opaline, que sai se não me engano por 10 reais um pacote de 50 folhas.
Kishimoto e suas canetas...
~ por admichiraku em fevereiro 28, 2010.
Publicado em Uncategorized

0 comentários:

Postar um comentário